nutrigenomica-alimentacao-saude-nutrigenik

Nutrigenômica: alimentação personalizada para a longevidade

Nutrigenômica não é apenas um termo bonito e complicado que você irá aprender, para demonstrar conhecimento sobre alimentação saudável em uma roda de amigos. É ciência! Representa anos e anos de estudos ininterruptos – que estão longe de terminar – sobre a poderosa ligação entre características genéticas e recomendações nutricionais.

Em uma rápida busca na internet, apenas utilizando o termo “dieta”, note alguns resultados:

“Dieta de 21 dias que emagrece mesmo”.

“Perca até 10 kg em 28 dias”.

“A dieta de líquidos que emagrece 37 kg”.

“Dieta do ovo garante a perda de 14 kg em sete dias”.

Sinceramente, você acredita que tudo isso é possível? Bem, talvez seja, mas não há garantia nenhuma de que sua saúde permanecerá imaculada ao final da experiência.

Estamos falando de males que afligem boa parte da população: o sobrepeso e a obesidade. Contudo, eles são apenas exemplos de como a internet pode apresentar promessas milagrosas que são verdadeiras armadilhas.

O perigo mora na veracidade dessas referências, e no duvidoso know-how dos “profissionais” por trás delas.

A Nutrigenik percebe, dia a dia, a presença dessas informações na vida da população e o quanto é preciso desmistificá-las e, até mesmo, desmenti-las urgentemente. A alimentação é determinante para a saúde de uma pessoa, não podendo ser reduzida às soluções mágicas.

Bem, logicamente, se não somos iguais, não é difícil constatar que nossas necessidades são individuais. Sendo assim, vamos conhecer a NUTRIGENÔMICA!?

Nutrigenômica: entendendo o 0,5% que nos diferencia

O Projeto Genoma nos mostrou que o material genético dos seres humanos é 99,5% idêntico. Isso quer dizer, que o pequeno percentual que nos singulariza revela características como cor dos olhos, pele, tipos de cabelos; diferenças metabólicas e de necessidade de nutrientes; e o nível de risco para o desenvolvimento de doenças.

Em outras palavras, o 0,5% que nos distingue modifica drasticamente nossos atributos e, consequentemente, a forma como os alimentos atuam em cada organismo. É por esta razão, que aquele planejamento nutricional genérico não lhe entregou o resultado satisfatório que você esperava.

AQUILO QUE FUNCIONA PARA UM DETERMINADO GRUPO DE PESSOAS, PODE SER INEFICIENTE PARA O SEU ORGANISMO.

Nesse sentido, a Nutrigenômica vem para elucidar os efeitos que os nutrientes que ingerimos causam nas atividades de nossos genes de forma particular, sendo o divisor de águas entre saúde e doença.

ISTO É, ENTRE OUTROS FATORES, A LONGEVIDADE TAMBÉM DEPENDE DAQUILO QUE VOCÊ COME!

O princípio da Nutrigenômica é a individualidade

Pessoas que promovem alterações positivas em seus estilos de vida, percebem o quanto uma perspectiva mais saudável melhora a autoestima e o bem-estar. É claro que isso não é coincidência, já que essas mudanças de conduta geralmente contribuem para o tratamento de inúmeras disfunções.

Porém, além de preocupar-se com efeitos imediatos ou de curto prazo causados pelos bons hábitos, já é possível ter uma visão mais detalhada do futuro e, inclusive, interferir no comportamento dos genes. E os alimentos são os protagonistas dessa sistemática.

É o mapeamento genético o encarregado de nos transmitir diversas informações sobre nossas predisposições e potencialidades.

Na prática, imagine que, munido de seu mapa, um nutricionista consiga identificar fatores de risco para doenças como diabetes ou câncer. A partir dessas explicações, um especialista em Nutrigenômica irá montar um cardápio personalizado, retirando de sua dieta alimentos que favoreçam essas condições e adicionando outros que possam diminuir as probabilidades. 

Através do conhecimento das necessidades específicas de cada DNA, a capacidade de assertividade de um plano nutricional é próxima aos 100% (ainda não chegamos lá, mas estamos quase).

Dessa forma conclui-se:

A QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO É DETERMINANTE PARA ACIONAR OU NÃO DETERMINADOS GENES, BEM COMO PELOS RISCOS IMPOSTOS AO FUNCIONAMENTO DO METABOLISMO.

Como e onde fazer um mapeamento genético?

nutrigenomica-mapeamento-genetico-nutrigenik

O mapeamento genético não é invasivo, bastando apenas uma amostra de saliva para obter detalhes preciosos sobre origens (teste de ancestralidade) e o funcionamento do organismo.

A Nutrigenik disponibiliza o Nutrigenik Fitness Test para que você possa conhecer o seu perfil genético esportivo. A partir do sequenciamento de DNA você conseguirá:

  • Potencializar o rendimento esportivo;

  • Melhorar a saúde metabólica;

  • Prevenir/Atenuar doenças crônicas;

  • List TitleAdequar a prescrição dietética e suplementação;

  • Ajustar a metodologia de treinamento;

  • Prevenir lesões;

  • Otimizar a recuperação do organismo entre as sessões de treino;

  • Identificar um potencial genético “POWER“, “ENDURANCE” ou “MISTO“;

  • Preservar a integridade biológica do atleta/desportista.

A nossa equipe, composta por nutricionista, educador físico e profissionais da área da genética, é responsável por elaborar um laudo explicativo sobre os resultados. Dessa forma, traduzimos as informações para uma linguagem de fácil interpretação, para que a prescrição dietética e de treinamento extraia o máximo do seu potencial.

Caso seja de sua vontade, também temos profissionais prontos para lhe dar o suporte necessário. A Consultoria Nutrigenik Fitness Test é online e está apta a traçar as melhores estratégias – treinamento, nutrição e suplementação – para o máximo aproveitamento de suas capacidades identificadas através de seu mapeamento.

Aqui na Nutrigenik, os especialistas em Nutrigenômica estão esperando por você

Preparado para dar menos atenção aos especialistas do Youtube e do Instagram e olhar para dentro de si?

O que você está esperando? Consulte nosso time de profissionais em Nutrição Funcional e Nutrigenômica e atinja seus objetivos de forma saudável e duradoura.

Compartilhe